terça-feira, 30 de junho de 2009

Trabalho pronto!

Demorei a postar porque estava terminando mais algumas encomendas. Graças a Deus vendi bastante coisa, recuperei o que gastei nos fios e ainda sobrou um lucro legal. O frio já não está tamanho, então posso começar a tricotar peças mais leves, embora adore pegar a paratapet e tricotar cachecol de pura lã. É tão bom! Bem, hoje encontrei uma promoção gigante no Armarinho Milano do Conjunto Nacional. O novelo da Elegance, com mais de oito cores disponíveis, estava a 5,90. Para os padrões desta terrinha aqui, é quase de graça. Comprei horrores. Havia ainda os fios Quartzo, Marte, Noblesse e Sublime em oferta. Ai que meu lucro foi quase todinho embora nessa brincadeira...

Bem, vamos ao que interessa, eis um novo trabalho:

É só clicar na imagem que fica maior. Fiz uma espécie de pelerine versátil misturando o fio passion star com o lã seda. Ficou uma peça bem bonita e muito prática. A dona vai receber amanhã. Espero que ela goste.

Esses pontinhos brancos são os paetês (lantejoulas, sei lá) que entremeiam o Passion Star. Ficou com um brilho discreto e, poxa, eu adorei. Acho que vou fazer um para mim.

Não dá para ver na foto, mas eu dobrei um pedaço para fazer a gola e fechei com o broche de strass que tinha aqui para tirar a foto. Ficou muito fofo! Se alguém quiser a receita é só pedir. Bem simples, mas dá bom efeito.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Receita com Fio Harmonia e Fio Famous - Poncho

Bem, uma amiguinha pediu a receita do poncho que estou fazendo com os fios harmonia e famous. Não tem mistério nenhum! É daqueles que você faz o retângulo e depois costura. O detalhe é achar um fio que combine bem para dar um efeito legal. Eu montei 50 pontos de harmonia e tricotei 20 carreiras. Emendei o Famous e fiz 8 carreiras. Voltei ao Harmonia e fiz mais 20 carreiras... Aí é com a pessoa. Pode alternar carreiras na quantidade que quiser para dar um bonito visual. O Famous é fofíssimo e dá um charme a mais ao trabalho.

Usei agulha 7,0.

Espero ter sido útil. Ah, e eis algumas preciosidades que chegaram:

Comprei todos esses fios com a Karen Burns. Simplesmente maravilhosos. Mohair puro, importado, lã de ótima qualidade. Agora é verificar que projetos farei com eles.


Uma foto mais perto. Os tons são lindos, não acham? Adorei todos. Estou pensando em tentar fazer lace... Quem sabe?


Eu creio que dá inclusive para misturar cores... Haja tempo para tricotar... Por que não temos umas oito mãos igual aranhas hein? Abraços e, qualquer dúvida na "receita" é só postar.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Projetos e mais projetos

Bem, ontem acabou ficando tarde e eu não postei o que há nas minhas agulhas. Vamos ver se vocês conseguem compreender a miríade de maluquices que tricoto ao mesmo tempo... Eu juro que tento ser uma pessoa normal XD

Este trabalho é culpa da Karen, do http://astramasdemilady.blogspot.com/ Tramas de Milady. Ela quem me apresentou a este lindo fio, o Kossack. Simplesmente maravilhoso! E como eu estava louca para experimentar a trama que ele teria, simplesmente comecei a tricotar. É um cachecol, mas olhem só a textura, os efeitos... Sei que a foto não é muito boa, mas creio que conseguem ter alguma idéia.

A foto aí em cima acho que dá mais uma idéia da textura do cachecol. Vai ser para mim mesma, pois duvido que eu tenha coragem de me separar dessa gracinha.

Essa maluquice roxa peluda aí em cima sou eu misturando o fio euforia com o sedificada para ficar mais encorpado. Está ficando muito gostosinho ao toque, simplesmente bom demais de se enroscar. Presentinho para uma amiga que adora a cor.
Bem, a foto destruiu meu trabalho, mas enfim... É uma pelerine de fio Passion Star com Lã Seda que está sendo feita de encomenda. A futura dona já viu, pegou, aprovou e mal vê a hora de eu entregar. O problema é que haja mão para tanto tricô...

Ah, sim, minha paixão da vez. É um poncho feito de cachecol largo, com mistura dos fios harmonia da Aslan e o delicioso Famous da Cisne. Se alguém se interessar por algum trabalho, é só postar que eu ponho as receitas. Simplesmente pego os fios, vou misturando e acaba saindo essas maluquices. Um ótimo dia para todos nós.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Alguns trabalhinhos, uma receita.

Ah, o frio, que bom companheiro para quem tricota.

Decididamente, estou começando a achar que o frio veio para me ajudar. Eu vendo coisas praticamente todo dia, pois costumo pendurar no pescoço o que faço e logo aparece alguém pedindo um igual. Também não costumo ser gananciosa e meus preços são um tanto menores que nas lojas, por isso a clientela é fiel e quando precisam de um presentinho para alguém, lá vou eu fazer.

É bom que ninguém reclama do que faço, nem do tempo que levo para fazer. Geralmente são dois ou três dias apenas, o que não é muito se você pensar que tenho um emprego que me ocupa o dia inteiro praticamente.

Hoje estou de licença médica em casa que alguns familiares estão doentes, e preciso tomar conta, dar os remédios na hora, essas coisas. Fugi só um pouquinho para postar, para ver se desanuvia minha cabeça, afinal criança doente põe a gente doida.

Espero que gostem de minhas novas encomendas entregues.

Abraços e, mais de tardinha posto o que está nas agulhas.

Este aqui é mais um da linha pompom. Céus como vendi destes cachecóis... Ainda bem que são os últimos. Faltam só mais uns quatro e pronto. Sério, outro boom desses e não sobrarão mãos, só que não estou reclamando, de jeito nenhum, Deus tem sido misericordioso e bom comigo e agradeço cada centavo que entra graças a estes cachecóis.


Bem agora uma coisa louca que fiz. Ok, nem tão louca. Eu tinha esse novelo de fio Malta multicolorido em casa. Surgiu um aniversário e, não hesitei, fiz o cachecol todo nele. Um novelo deu um belo cachecol.

Receita Cachecol Malta
(mais fácil, impossível)

Monte 18 pontos e tricote em carreiras de tricô até o final. Difícil? Facinho, facinho e dá pra terminar em um dia. Ah, use agulha sete ou maior, depende de como você tricota. Eu usei a número oito pois meu ponto costuma ser apertado. Gostaram?

A dona achou-o uma coisa de sonho. Ele fica MUITO macio e fofinho. Uma graça. O fio é da Central Fios e, gente, fica lindo mesmo. Estou pensando em tricotar um para mim, mas só depois que entregar tudo que estou devendo...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fios "sedificados"

Finalmente consegui comprar o fio Cetim, que chegou novamente no Bazar Horizonte. Minha encomenda ainda não chegou, mas de uma vez anterior já havia comprado alguns novelos para executar algumas receitas.

De posse de meus novelos, resolvi comparar alguns que tem a mesma proposta: serem "sedificados".

Interessante como o pessoal não conhece muito bem os fios. De onde tirei isso? Faço compras também em todos os armarinhos que conheço na minha cidade e, como sou muito comunicativa, puxo papo com vendedores, clientes, troco idéias e ainda sugiro substituições em alguns casos.

Aqui em Brasília não existe o fio Cetim para venda em armardinhos, nem o Fantasia, há poucos lugares com o Magia (na verdade apenas UM armarinho o tem) e, de minha experiência de ir em trabalho de formiguinha juntando os fios que eu quero, fui descobrindo algumas coisas.

Existem, pelo menos que eu conheça, três fios com a proposta de serem algo semelhantes: Sedificada, Lã Seda e agora a Cetim.

Notaram a coincidência na evocação de algo sedoso, macio, nos nomes? Pois bem, eu tenho novelos de todos os três tipos e sinceramente, a Cetim é uma Sedificada que se propõe ser tricotado com agulha mais fina, embora na aparência, sinceramente, pareça que é a mesma coisa. Nem mais, nem menos.

Apenas para quem não conhece ter alguma idéia, vamos à composição dos fios e algumas peculiariedades.

Fio Cetim (Cisne) - Preço médio: 9,00 a 15,00
Composição: 70% Acrílico, 30% Lã
Contém:170m
Agulhas: 5,5 mm (tricô)

Fio Lã Seda (Círculo) - Preço médio: 10,20 (só tenho esse parâmetro pois só encontrei um fornecedor)
Composição: 70% Acrílico, 30% Lã
Contém:167m
Agulhas: 6 a 7 mm (tricô), 3,5 mm (crochê)

Fio Sedificada (Pingouin) - Preço médio: 6,50 a 12,00
Composição: 70% Acrílico, 30% Lã
Contém: 167m
Agulhas: 6 a 7 mm (tricô), 4 a 5 mm (crochê)

Notaram que são praticamente a mesma coisa? E que o Cetim não tem indicação de uso em crochê? Ou seja, se for o caso de você comprar um deles, escolha o que mais gosta, ou o mais barato, ou a cor que mais combina com o que pretende.

Eu já trabalhei com os três e, sendo sincera, o que mais gostei foi o fio Lã Seda. Achei-o mais encorpado, mais macio e as cores são muito bem escolhidas.

É apenas minha opinião pessoal e, por favor, quem é fã de carteirinha da Sedificada, continue sendo. Cada um tricota como gosta, com o que gosta, fazendo arte com carinho.

Bom dia para todos e, estou atolada de encomendas, por isso não tenho postado. Perdoem-me.

sábado, 13 de junho de 2009

Receita de Gola

Enfim, consegui terminar as encomendas do final de semana. O feriado ajudou. Saí em peregrinação por diversos armarinhos atrás de fios diferentes e achei uns ótimos. Também recebi minhas encomendas da Karen Burns. MARAVILHOSO! Cada fio de babar, a maioria importada, mohai, que necessitarão projetos mais arrojados para eu utilizá-los.

Também ganhei um mega presente de dia dos namorados. Yes, eu ainda me considero namorada do marido... Simplesmente o livro da Maria Parry-Jones - Guia Essencial do Tricô. Preciso dizer que adorei? É um guia com 250 pontos tradicionais e contemporâneos, editado em Portugal, com linguagem clara, muitos gráficos, maravilhoso. Já estou fazendo novos cachecóis e xales com os pontos que aprendi nele. Vale a pena.

Bem, agora vamos a uma pequena explicação. Eu fiz tal e qual manda na revista n. 5 da Vitória Quintal a Gola Indicolita, que tem a imagem em fio Poetic na última postagem. Só que, o fio Poetic, aqui perto de casa, custa a "bagatela" de 31 reais o novelo e a gente usa ele quase inteiro na bendita golinha. Assim fica difícil vender, não é mesmo? Então, o que eu fiz? Simplesmente testei amostras com outros fios, fiz uns testes e resolvi produzir meu próprio modelo de gola, com outros fios e texturas. É o que verão nas fotos abaixo. Eu postarei as receitas junto, uma vez que a idéia da gola pode ter sido tirada da Revista, mas as sete amostras que fiz, os cálculos de uso de linha e agulhas para as novas, são trabalho meu, ou seja, outro fio, outra tessitura. Então, vamos lá. (ah, antes que me batam por conta de direitos autorais, informo que quando modificamos tanto a idéia que parece outra coisa, não é mais caso de direitos autorais. No meu caso, mudar os fios importou mudar a amostra e o resultado, então, não é mais a mesma receita, sem falar que se fosse assim, ninguém nunca mais poderia postar cachecóis, pois alguém ia reclamar direito autoral sobre cachecol...)

Vamos ao que interessa?

Bem, este modelinho foi feito com a sobra do fio Poetic da receita da Vitória Quintal. Ficou bem bonito para o meu gosto e a textura do fio Capricho que utilizei deu outro caimento e outra maciez ao trabalho.

Receita:

Você vai precisar de: Fio Poetic (mais ou menos 1/3 de novelo), Fio Capricho (uns 3/4 de novelo, pois é usado duplo), agulhas 6,5 (ou meio ponto maior ou menor, conforme você tricote mais ou menos apertado)

Monte 14 pontos com o fio poetic usado duplo e tricote por dez centímetros em cordões de tricô (tudo em meia ou tudo em tricô, conforme seu gosto) Emende o fio Capricho, também usado duplo, e tricote por mais 60 cm também em ponto cordões de tricô. Emende novamente o fio Poetic e faça mais dez centímetros. Arremate.
Simples não? Alguma dúvida, só postar aqui. Ah, cuidado quando for emendar os fios, faça sempre do mesmo lado para não dar diferença na frente ou verso da golinha. Use solta ou com uma flor de crochê, ou como broche. Ah, a receita da Vitória Quintal diz para costurar as pontas, mas eu deixo solto, ao gosto do freguês.


Bem, agora é praticamente o mesmo modelo, em azul quase turquesa. Eu realmente adorei o fio Capricho.

Receita:

Você vai precisar de: Sobrinhas de Fio Matiz (usei a cor 5320), não dá nem meio novelo, bem menos, Fio Capricho (uns 3/4 de novelo, pois é usado duplo), agulhas 6,5 (ou meio ponto maior ou menor, conforme você tricote mais ou menos apertado)

Monte 12 pontos com o fio matiz usando apenas um fio e tricote por vinte carreiras em cordões de tricô (tudo em meia ou tudo em tricô, conforme seu gosto). Emende o fio Capricho, (usado duplo) e tricote uma carreira apenas. Aumente um ponto de cada lado, totalizando 14 pontos (senão vai dar diferença de largura) e siga trabalhando em cordões de tricô por 60 cm.
Agora é só diminuir dois pontos, voltando a 12 pontos e emenda o fio Matiz usado simples. Tricote mais 20 carreiras em fio cordões de tricô. Arremate todos os pontos e pronto.
Fácil? Difícil? Gostaram? Espero que sim. Qualquer coisa, só postar aqui.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Encomendas entregues!

Finalmente, consegui terminar algumas das encomendas e tirei fotos antes de entregar. Algumas foram pedidos específicos, outras coisas eu pude criar. Abaixo, uma gravatinha em fio Poetic da Revista n. 5 da Vitória Quintal. Muito fácil de fazer, só que achei que o fio não rende muito e acaba ficando caro para vender. A flor que ela sugere é de crochê, mas eu coloquei uma que encontrei num armarinho, ficou bem charmoso e a gravatinha já foi para sua dona sair desfilando.





Abaixo, um cachecol simples no fio Pom Pom cinza mesclado. Precisavam ver o efeito em cima de uma roupa amarela... Pena que eu não tinha no momento. A dona pegou e saiu usando... rsrsrsrsrs Fico feliz quando gostam do que faço.


Outra maneira de usar o cachecol e que achei bem bacana: Como uma golinha. Aliás, meu próximo projeto é uma golinha de fio Pom Pom.


Ah, esse cachecol vinho foi muito bem recebido. Pena que não tenho mais desse fio, pois os pedidos superaram demais minhas expectativas.


Bem, por hoje acho que é só, tenho mais fotos, mas preciso ir para o trabalho. Grande abraço a todos e todas.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Muitos trabalhos, poucos fios

Olá! Sei que estou que mudo o blog, mas é que estou testando. Como tudo que faço, vou aperfeiçoando até que fique do meu jeito. Não sei quanto tempo essa aparência vai durar, mas por enquanto, vai ficando.

Ando sumida, mas é trabalho demais, tempo de menos e, com o frio, começou a temporada de rinites, asma e gripes aqui em casa. Tenho 3 filhos lindos que amo, mas quando ficam doentes... Já viram né? Mãe, enfermeira, médica, tudo junto.

Voltando ao tricô, fiquei sabendo que o fio Pom Pom acabou mesmo e só ano que vem que irão providenciar nova partida. O mesmo vale para o Ônix, Prisma, Sense e outros pop corn. Incrível isso... A gente quer comprar e eles não tem pra vender? Parece piada, pensem bem: dizem que há recessão, mas o fio acaba e não tem mais como vender... Bem, paciência. Para honrar minhas encomendas estou separando o fio felpudo da ônix do fio pop corn e fazendo cachecóis adoidado. Nem dá tempo de fotografar, esfriou muito aqui e vendo tudo que faço.

Fiz uma gravatinha com o fio Poetic, receita da Vitória Quintal que ficou muito fofa, mas o preço do novelo aqui, em torno de 32 reais, faz com que fique impossível fazer para vender, ninguém quer pagar o custo...

De qualquer maneira, apenas para não deixar o blog parado. Vou tentar juntar tudo e fotografar. Abraços a todos que me visitam e obrigada pelas mensagens.