sábado, 5 de setembro de 2009

Fios que agradam, fios que dão vexame - 1ª Parte

Acreditam que estou me aventurando no crochê? Pois é... Fiz até uma cachecol com biquinhos (não ficaram muito bons, mas enfim, para primeiro trabalho...) Logo que puder posto as fotos.

Mas não vim aqui hoje falar de trabalhos, vim falar de fios.

Quem acompanha o blog sabe que já fiz uma lista imensa de avaliação de vários fios e agora, com a chegada da primavera, teremos mais alguns fios novos e posso dizer o que achei de alguns fios do inverno.

Os que mais gostei? Digamos que aprecio coisas mais tradicionais, no entanto não posso deixar de citar o fio Capricho, da Círculo. Uma textura ótima e efeito lindo. Um fio regular que sinceramente, é muito melhor que Elegance ou Premium.

Não gostei nada do Candy, que me deu fiapos a torto e direito em trabalhos, além de ficar parecendo algodão destrinchado por um ralador de côco (sei que pelas novas regras é sem acento, but...). Prefiro os fios Ternura ou Topázio, se for para fazer trabalhos levinhos.

O fio Aquarela da Linea Italia foi, disparado, um dos mais gostosos que já utilizei e merece figurar nos meus favoritos.

Da mesma maneira, achei o Dance um fio muito útil, macio e ate que rende muito bem. No entanto, a maciez do Joy não tem igual.

Os fios Fantasia e Magia, da Círculo, tem lá seus méritos, mas não recomendo para tricoteiras muito inexperientes, pois a alteração de textura pode dar efeitos não pretendidos em seus trabalhos. O Magia fica bom em detalhes.

Agora, sendo muito sincera, os dois piores fios desta temporada foram Mist e Poetic. O motivo? O Mist não rende, não dá um efeito glamouroso, é duro trabalhar com ele pois parece que não vai a lugar algum e, sinceramente, não vale seu preço.

O Poetic deve ser, de longe, o tiro mais errado dos fios novos do inverno. Uma mistura louca de materiais que encareceu o fio e tirou-lhe o luxo. O motivo? Vou explicar...

Como puderam mesclar algo assim? Composição: 50 Poliéster, 15%Acrílico, 12%Mohair, 12%Poliamida, 11%Lã

Ficou caro! Ficou um efeito plastificado num fio com lã e mohair! Por favor né... Poliéster com Mohair? Lã com Poliamida? Ficou caro, não rende, é muito fino para que um trabalho com ele traga retorno financeiro. Um mero cachecol precisa de dois novelos, sai a preço de custo por uns 50 reais. Quem em sã consciencia passa a mão naquele fio, com aquelas fibras plásticas aparentes e entende que é lã e mohair junto? Só nós, tricoteiras... Enfim, um tiro fora terrível desta temporada.

Estou muito cansada, mas prometo fazer uma postagem melhorzinha depois ok? Abraços a todas e ressalvo que é minha opinião pessoal sobre os fios e não regra.

Um comentário:

Judy disse...

Oi Eliz!
Valeu pelo "relatório" com dicas bem legais!
Para pensar bem na próxima compra, muito embora como eu estou sendo monitorada e ao adentrar qualquer estabelecimento que venda fios, meu celular toca e meu marido diz que fio só depois que terminar o estoque aqui de casa!
Uma ótima semana prá você!
bj