terça-feira, 13 de outubro de 2009

Atenção quando comprar!

Para quem quiser se aventurar a tecer com o fio Sweet, já está disponível para venda também na Aslan, custando R$59,00 o pacote com 5, ou seja, sai a 11,80 o novelo. É mais em conta pois a Aslan só vende embalagens fechadas. Eu creio que vale a pena juntar umas duas ou três amigas e comprar em embalagens fechadas, pois o fio é bem interessante para tricotar peças diferenciadas.

Avisaram-me no armarinho a que vou com frequência que o fio Pom Pom deve voltar agora em novembro, mas prestem atenção na metragem para não comprar gato por lebre. O Sweet é mais fofo, tem 50 metros e custa entre R$11,80 e R$14,50, sem o frete, na internet.

Da vez que comprei o Pom Pom, ele custava R$16,50 aqui em minha cidade e vinha com 40 metros.

Aliás, eu queria que as pessoas que costumam comprar fios prestassem atenção que nem sempre o mais barato vale a pena, bem como nem sempre o mais caro é melhor. Há fios parecidos em espessura e cores, mas que possuem metragens bem distintas. Se você não prestar atenção, acaba achando que fez uma boa compra quando apenas pagou menos porque o novelo, apesar de ter 100 gramas, tem menos fio.

Outro artifício que vejo muito é de um ano para outro as fábricas diminuírem a metragem dos fios nos novelos, não obstante manterem o peso (não faço idéia de como conseguem, mas um exemplo é o fio Bilbao...) e os consumidores não se dão conta.

Eu creio que tricotar é algo que se faz com amor, com o coração, mas nem por isso devemos esquecer que somos consumidoras e devemos estar sempre atentas a coisas como composição do fio, metragem, peso, cores firmes e outras coisas, sob pena de nossos tão suados trabalhos não saírem do jeito que queremos, seja por defeito no fio, seja por mancharem mãos e agulhas, seja porque arrebentam os fios quando damos um nós mais forte... Eu acho que tricotar é uma delícia, mas se irritar com fios de má qualidade tira o prazer de qualquer tricoteira.

Eu compro fios em quantidades assustadoras, faço muitas doações, dou de presente, etc, e sei do que estou falando. Acho tremendamente desagradável estar no meio de um trabalho e... Emendas! Nós tão malfeitos e tão horrorosos que me dá vontade de largar tudo. E quando resolvem "disfarçar" o nós cortando bem rente? Se você não prestar atenção, o fio se parte quando você der o ponto e... haja trabalho para retomar pontos e recomeçar.

Volta e meia faço comparativos de fios por aqui. Quem sabe me animo e faço mais algum sobre os gloriosos fios cheios de franjinhas como passion, bilbao e outros? Vou pensar no caso. Abraços a todos.

5 comentários:

Unknown disse...

Aconteceu com o Sweet esse final de semana.
Duas emendas no mesmo novelo.
Fiquei passada.
Beijinhos e obrigada pelas dicas.

Doloresjo disse...

Gostei muito das informações sobre fios, vou prestar mais atenção.por falar nisso estive ontem na Aslan da 25 de Março e comprei o fio Sweet para fazer algumas peças para presentear no Natal,espero não ter nenhuma surpresa.Beijos Dolores
doloresjo.blogspot.com

Judy disse...

Valeu pelas dicas.
Pena que a grana aqui tá curta, mas quem sabe eu me arrisco!
beijo e ótimo final de semana!

Shirley Araujo disse...

É amiga eu tb compro muitos fios, gosto de presentear, experimentar misturas e etc.
Gosto muito de suas dicas.
bjus
Shirley

Unknown disse...

Oi Elis,espero que já tenha melhorado.
Tbm fiquei malzona esses dias.
Acabei ficando 4 dias internada.
Crise de pânico galopante.
Se morássemos mais perto né,uma ajudaria a outra.
Vamos tricotar para esquecer essa doença que não tem piedade de ninguém.
Beijos e fique com Deus.