sexta-feira, 8 de maio de 2009

Análise de alguns fios

Gente, não sei se já comentei, mas eu compro horrores em fios e linhas. Essa época do ano, de lançamentos, praticamente chega encomenda todo dia, e visito os armarinhos sempre. É que depois os fios rareiam, os lançamentos também e fica difícil comprar das cores que eu gostaria. E planejo meus trabalhos pelos próximos seis meses.

Assim sendo, eis minhas primeiras análises de vários fios. E, ainda, não acabou não... Comprei ainda mais do que parece, inclusive da Central Fios, Linea Italia e Qualifios. O problema é que não dá pra usar tudo né? E nem comentei ainda a quantidade absurda de produtos da Aslan que adquiri. Daí tenho trabalho até o próximo ano, em maio, quando recomeça a temporada de lançamentos.

Faço peças simples, algumas dou de presente, geralmente para amigos dos filhos, mães, parentes em geral. Garanto que faz muito mais sucesso e sai até bem mais barato que um CD, dependendo do fio. Sem falar que até hoje recebo elogios por produzir coisinhas personalizadas nos aniversários dos amiguinhos da escola.

E o prazer de tricotar? Sempre!

Bem, vamos parar de enrolar. Eis minhas primeiras análises. Esclareço que é o MEU ponto de vista, a minha sensação e gosto, então, não estou debatendo qualidade, mas falando do meu gosto, de minha opinião, certo?

Vamos lá.

Fios da Cisne:
Acalanto – Rende muito, é gostoso de tricotar. Usei duplo para fazer cachecóis diversos. Dois novelos em fio duplo dá certinho para um cachecol. É lindo, tem pequenos pontos de linha, uma delícia, recomendo.
Afecto: ainda não fiz nenhum trabalho com ele.
Crazy: ainda não fiz nenhum trabalho com ele.
Dance: ainda não fiz nenhum trabalho com ele. Lembrou-me muito o Joy, porém mais grossinho e brilhante.
Fabulous – Usei como pequenos detalhes. A linha é demais! Adorei os efeitos e o toque.
Famous – Usei com agulhas grossas para detalhes em outros trabalhos
Fun – Também com agulhas grossas e detalhes com fios mais simples, pois valoriza a peça e fica lindo em pontas de pelerines, cachecóis ou entremeada. Ficou funny (não aguentei, tive que fazer o trocadilho hahahaha)
Joy – Já conhecia, adoro a linha e atualizei o portfólio de cores.
Mist - voltei ao armarinho e troquei, achei o fio muito chato para trabalhar, não rende.
Passion Star – Uma ótima opção para os fios glamour e exuberance, pois é mais em conta e já conhecemos o passion normal. Estou fazendo uma capa.
Poetic – Tem uma textura mais pesada, de lã merino mesmo. Minha filha achou que “arranha”. O problema também é ser entremeado de fibra plástica, digamos assim, o que tira um pouco do charme puro do fio, deixando-o parecido com mescla de lã e poliamida. É caro devido à composição, mas dá efeitos bonitos.
Aproximadamente 90 novelos no total.

Fios da Círculo:
Amor – É charmoso, tem brilho e uma textura gostosa.
Charme, Graça e Encanto – Dão efeitos muito legais, tem uma textura suave. Ele, o Graça e o Encanto me lembram o casadinho, adorei os três fios. A diferenciação do Encanto é seu jeito de batik, de linha tingida com efeitos diferenciados.
Cocada – As novas cores são ótimas, comprei principalmente preto, pois misturo muitos fios e costuma ficar ótimo.
Euforia – Fez bastante sucesso ano passado. Atualizei as cores e adorei o roxo profundo, quase preto.
Exuberância – Um dos fios mais caros, usei para pequenos detalhes, pois ele é bem caro, mas dá efeitos maravilhosos. Misturei com o Tentação, já fora de linha. Fantasia, Fascinação e Glamour – não usei ainda.
Ternura (de todas as cores fabricadas, rende muito, é leve e gostoso de trabalhar. Adorei e recomendo.)
Aproximadamente 110 novelos no total

Fios da Pingouin:
Ágata – Ainda não usei
Ametista – Ainda não usei
Botonê – Sim, comprei restinhos dele, parece o Acalanto, gosto do efeito dele em qualquer peça e está mais barato que outros similares.
Desejo – Ainda não usei.
Esmeralda – Delicioso de usar, gostoso de tocar, de trabalhar, mas não recomendo para quem não tem muito jeito com o tricô pois pode embolar tudo.
Jade: voltei ao armarinho e troquei, não gostei do fio, de jeito nenhum, preferi comprar estoques antigos do Lyra.
Ônix – Aprendi a tricotar com ele, basta ignorar o pop corn e tricotar o fio. Comprei todas as cores fabricadas. Fez um tremendo sucesso. E dá-lhe encomenda para o dia das mães.
Topázio – Adorei trabalhar com ele, muito macio e rende bastante. Recomendo.

Bem por agora é só. Ainda vou editar os demais fios que comprei. Ainda falta também os da Center Lã... Sim, eu compro logo é no atacado, sem falar que aprecio participar do Tricô Solidário e dôo bastante lã.

Beijos a todos.

6 comentários:

disse...

Nossa! que análise perfeita!! Assim que eu tiver alguma dúsiva, tô aqui:))
bjinhos e brigadinha pela explanação!

Monica disse...

Oi Eliz, o arremate do cachecol (Sense) fiz tricotando normalmente os dois primeiros pontos e passando o primeiro por cima do segundo e assim sucessivamente, justamente por causa das bolotas e ficou bem legal o arremate!!!
Feliz dia das mães!!!
bjos

Unknown disse...

Puxa,isso é que é uma crítica de tricô.A garota sabe tudo de tudo.hehehe
Adorei seus comentários.
Engraçado como cada tricoteira tem uma visão de cada fio né.
Em geral nossos gostos são os mesmos.
Muito obrigada por todas as suas palavras de apoio,estão sendo muito importantes,nunca me esquecerei de vc.
Beijos e que seu Dia das Mães seja lindo e repleto de boas surpresas.
Fique com Deus.

*** Paty_ meu mundo *** disse...

Estou desesperada atrás do fio topázio da Pingoiun.
Nem sei mais onde procurar ....
Vc poderia me informar onde comprou??/ Muito obrigada

Meu e mail pathycavazzana@hotmail.com

Livia Pessoa disse...

Eliz, ame este post. Obrigada. Com certeza, é de muita validade para todos. Gostaria de saber se você conhec o fio Confetti Cisne-Corrente para me informar a metragem do novelo.

Obrigada,
Livia Pessoa

TRICOT como TERAPIA e PURO PRAZER... disse...

Olá, Eliz!
Teu blog já está no meu "favoritos". Q ótima pedida tua análise de fios. P/ quem ñ tem mto conhecimento em relação a eles, como é o meu caso, é enriquecedor.
E aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual é sua opinião sobre o fio "moon" da cisne.
Usei esse semana passada. Comprei p/ fazer um cachecol. Ñ quis nem terminar o trabalho, pois, a medida em que ia tricotando o fio ia mudando a textura e espessura, enfim, o cachecol tinha uma largura e maciez no início e outra largura (mais estreito) e textura (mais seco) no meio. Estava ficando tão esquisito q abandonei o trabalho. (postei uma foto dele no meu blog).
Ahh! S/ contar q a cd 2 ou 3 metros tinha uma emenda no fio.
Vc tem experiência c/ essa lã???

Abraços
Cilene Macedo