quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fios "sedificados"

Finalmente consegui comprar o fio Cetim, que chegou novamente no Bazar Horizonte. Minha encomenda ainda não chegou, mas de uma vez anterior já havia comprado alguns novelos para executar algumas receitas.

De posse de meus novelos, resolvi comparar alguns que tem a mesma proposta: serem "sedificados".

Interessante como o pessoal não conhece muito bem os fios. De onde tirei isso? Faço compras também em todos os armarinhos que conheço na minha cidade e, como sou muito comunicativa, puxo papo com vendedores, clientes, troco idéias e ainda sugiro substituições em alguns casos.

Aqui em Brasília não existe o fio Cetim para venda em armardinhos, nem o Fantasia, há poucos lugares com o Magia (na verdade apenas UM armarinho o tem) e, de minha experiência de ir em trabalho de formiguinha juntando os fios que eu quero, fui descobrindo algumas coisas.

Existem, pelo menos que eu conheça, três fios com a proposta de serem algo semelhantes: Sedificada, Lã Seda e agora a Cetim.

Notaram a coincidência na evocação de algo sedoso, macio, nos nomes? Pois bem, eu tenho novelos de todos os três tipos e sinceramente, a Cetim é uma Sedificada que se propõe ser tricotado com agulha mais fina, embora na aparência, sinceramente, pareça que é a mesma coisa. Nem mais, nem menos.

Apenas para quem não conhece ter alguma idéia, vamos à composição dos fios e algumas peculiariedades.

Fio Cetim (Cisne) - Preço médio: 9,00 a 15,00
Composição: 70% Acrílico, 30% Lã
Contém:170m
Agulhas: 5,5 mm (tricô)

Fio Lã Seda (Círculo) - Preço médio: 10,20 (só tenho esse parâmetro pois só encontrei um fornecedor)
Composição: 70% Acrílico, 30% Lã
Contém:167m
Agulhas: 6 a 7 mm (tricô), 3,5 mm (crochê)

Fio Sedificada (Pingouin) - Preço médio: 6,50 a 12,00
Composição: 70% Acrílico, 30% Lã
Contém: 167m
Agulhas: 6 a 7 mm (tricô), 4 a 5 mm (crochê)

Notaram que são praticamente a mesma coisa? E que o Cetim não tem indicação de uso em crochê? Ou seja, se for o caso de você comprar um deles, escolha o que mais gosta, ou o mais barato, ou a cor que mais combina com o que pretende.

Eu já trabalhei com os três e, sendo sincera, o que mais gostei foi o fio Lã Seda. Achei-o mais encorpado, mais macio e as cores são muito bem escolhidas.

É apenas minha opinião pessoal e, por favor, quem é fã de carteirinha da Sedificada, continue sendo. Cada um tricota como gosta, com o que gosta, fazendo arte com carinho.

Bom dia para todos e, estou atolada de encomendas, por isso não tenho postado. Perdoem-me.

3 comentários:

Judy disse...

Prezada Elioz:
Qu bom ter tanto trabalho, sinal que vai sair coisas lindas das agulhas.
Oobrigada pela dica dos fios e sua opinião é importante para uma futura compra.
Obrigada pela receita da gola
Não esqueci sua receita, infelizmente tive alguns problemas, mas estou colocando a correspondência em dia e te envio em breve, tudo bem?
Um abraço,

Judy

Judy disse...

Eliz... me desculpe a grafia errada de seu nome no comentário anterior, foi a pressa.

Judy

Maryangela disse...

Obrigada pela comparação, estou procurando uns fios desse tipo para meus amigurumis, e acho que vou experimentar a Lã Seda!
Beijo!